sábado, 31 de agosto de 2019

A boa terra



Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente. (Lc 8:8 NTLH)

É sabido que a parábola foi um recurso estilístico usado pelos antigos rabinos judeus para elucidar algumas verdades. Trata-se de uma figura de linguagem comum na literatura oriental, que se utiliza de alegorias para transmitir ensinamentos para a vida.

Como um bom rabino, Jesus se valeu do mesmo recurso para o ensino do evangelho aos seus ouvintes e discípulos. Nos evangelhos, encontramos entre 40 e 50 parábolas. Algumas delas são apenas simples comparações, outras são estórias tão bem elaboradas que se confundem com histórias reais.

Vejamos a Parábola do Semeador. Sendo uma das mais conhecidas, foi a única que o Mestre interpretou, detalhadamente.

Num primeiro momento, refletimos sobre A boa semente, ressaltando a qualidade da mensagem que temos pregado e ensinado. Desta feita, pretende-se destacar a qualidade do solo onde a semente (Palavra) é semeada.

4 tipos de solo

Na narrativa, o Senhor destaca os tipos de solo em que a semente cai, ao ser lançada pelo semeador.

Em seu quinto livro sobre a Análise da inteligência de Cristo, o psiquiatra e pesquisador da Psicologia Augusto Cury defende que os quatro tipos de solo representam quatro tipos de personalidades distintas, ou ainda quatro estágios de uma mesma personalidade.***

O primeiro tipo de solo: a beira do caminho

O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. (Lc 8:5 NVI)

As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o Diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam e não sejam salvos. (Lc 8:12 NVI)

O primeiro tipo de solo representa as pessoas que têm seu próprio caminho, que não estão abertas para algo novo, não estão dispostas a aprender; suas verdades são eternas e absolutas (Cury, p. 76). Por essas características, são presas fáceis para o inimigo (as aves).

O segundo tipo: o solo rochoso

Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade. (Lc 8:6 NVI)

As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação. (Lc 8:13 NVI)

O segundo tipo de solo representa aqueles que receberam rápida e alegremente a palavra (op. cit., p. 78), mas toda essa empolgação inicial não vem acompanhada de maturidade e firmeza (raiz). Diante das provações e privações (o sol, Mt 13:6), a pessoa não resiste e morre espiritualmente.

O terceiro tipo: o solo espinhoso

Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas. (Lc 8:7 NVI)
As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem. (Lc 8:14 NVI)

O terceiro tipo de solo representa pessoas profundas e sensatas, que permitiram o crescimento das sementes do perdão, do amor, da sabedoria… Elas suportaram as incompreensões, as pressões e dificuldades externas (op. cit., p. 81). O problema foi ter crescido entre espinhos (preocupações, riquezas, prazeres do mundo).

O quarto tipo: a boa terra

Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um”. Tendo dito isso, exclamou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Lc 8:8 NVI)

Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança. (Lc 8:15 NVI)

O último tipo de solo representa as pessoas que compreenderam a palavra, refletiram sobre ela e permitiram que ela habitasse em seu ser. Essas pessoas não são movidas apenas pelo entusiasmo das boas-vindas, mas pela disposição obstinada de aprender (op. cit., p. 85) (“com perseverança”).

Veja que as pessoas representadas pela boa terra não são aquelas consideradas, necessariamente, as mais inteligentes, cultas, puras ou éticas; são pessoas complicadas, com grandes defeitos, que já fracassaram inúmeras vezes, mas que deram abrigo à semente e demonstraram interesse em recomeçar.

Se compreendermos os tipos de solo como sendo a representação dos tipos de personalidades do homem, qual o tipo de solo que mais se assemelha ao seu coração?

Se o entendimento é de que os solos são estágios diferentes de uma mesma personalidade, em que estágio você se encontra?
_____________________________________
* Mensagem pregada na Igreja de Cristo Missionária – ICM, em 22/07/2018.
** Páginas consultadas:
www.respostas.com.br, acesso em 22/07/2018.
www.significados.com.br/parabola, acesso em 22/07/2018.
*** CURY, Augusto. Análise da Inteligência de Cristo: o Mestre Inesquecível, Sextante, Rio de Janeiro: 2006, pp. 73-87.

Powered By Blogger

Postagens populares

Seguidores do O Mensageiro

Pesquisar este blog

Translate

Notícias - O Verbo