sábado, 31 de julho de 2010

Nada Posso


“Tudo posso naquele que me fortalece”  (Fp 4:13)

Poucos textos da Bíblia são tão ou mais populares do que esse. Há quem diga até mesmo que o “tudo posso” na realidade tem a ver mais com circunstâncias do que com realizações. Nesse sentido, o apóstolo queria dizer “posso passar por toda e qualquer situação” e não “posso fazer todas as coisas”. Sem entrar no mérito da questão hermenêutica, pretendo apresentar outro enfoque para o texto. Mais exatamente, uma espécie de releitura que grande parte dos cristãos (ou pseudo-cristãos) vem fazendo da famosa epígrafe paulina.

A australiana Rhonda Byrne fez fortuna com o seu livro “O Segredo” (The Secret, no título original). No livro, a autora defende o que ficou conhecido como a Lei da Atração. Autores como Byrne fazem parte do chamado Movimento do Novo Pensamento (New Thought), que surgiu nos Estados Unidos, no final do século XIX, e que enfatiza crenças metafísicas, ligadas ao pensamento positivo, cura, força vital, visualização criativa e poder pessoal. Na realidade, diferentemente do que muitos pensam, a chamada Lei Universal da Atração (LUA), não foi concebida pela escritora australiana, mas remonta ao início do século XX.

O livro “O Segredo” defende, em linhas gerais, que "se você realmente quer alguma coisa e realmente acredita que é possível, você vai consegui-la". Mas, a atração também pode ser por coisas desagradáveis: se você coloca muita atenção e pensamento naquilo que não deseja, provavelmente vai receber assim mesmo.

Independentemente de ser adepto ou não da Lei da Atração ou do Movimento do Novo Pensamento, parece que algumas pessoas desenvolveram uma espécie de atração pela negatividade, ignorância ou incapacidade.

A síndrome do “eu não posso”, ”eu não sei”

Se você conhece a Bíblia, provavelmente admira personagens como Moisés, o grande líder e libertador do povo hebreu, que fez com que o Grande Mar se abrisse, que os guiou por cerca de 40 anos pelo deserto, que fez sair água da rocha, que viu a sarça ardente… Mas, também deve estar lembrado que o mesmo Moisés, ao ser chamado por Deus para a essa grande missão, disse: “Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua” (Êx 4:10).

Você deve lembrar ainda do episódio em que o mesmo Moisés se viu em voltas para solucionar os problemas de todos os que chegavam até ele para reclamar, tendo em vista a magnitude do povo hebreu. Depois de ter questionado ao Senhor sobre a responsabilidade de todo o povo sobre si, Moisés arrematou: “Eu sozinho não posso levar todo este povo, pois me é pesado de mais” (Nm 11:14).

E o que dizer do grande profeta Jeremias? Quando o Senhor falou com ele, dizendo que o havia escolhido no ventre de sua mãe para ser profeta, o mesmo retrucou: “Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança” (Jr 1:6).

Note que é perfeitamente compreensível, vez ou outra, o indivíduo se ver inapto para realizar determinada obra (“Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” - Sl 139:6). Agora, outra coisa bem diferente é você ficar dizendo repetidas vezes que não pode, não sabe, para tudo e para todos. Pessoas assim adquiriram o que podemos chamar de “síndrome do ‘eu não posso’, ‘eu não sei’”. Não têm nem mesmo coragem de tentar e já sabem que não vão conseguir.

Nada posso

Agora, permita-me aprofundar mais essa questão. Você sabe por que idéias como a Lei da Atração fazem tanto sucesso, sobretudo nos campos da autoajuda? Dentre outras razões, simplesmente porque apregoam muitas verdades. Não, não estou fazendo apologia a movimentos anticristãos baseados no pensamento positivo. Veja se você concorda com o que esses homens disseram:

“Se você pensar que pode, ou que não pode, de qualquer modo você estará certo” (Henry Ford)

“Siga a sua alegria e o Universo abrirá portas para você onde antes só havia paredes” (Joseph Campbell)

“Sim, nós podemos” (Barack Obama, fazendo uso do slogan de sua campanha para a presidência dos EUA)

Não precisamos concordar com todas as idéias contidas na teoria da L.U.A. Mas, parece muito coerente que, se o indivíduo passa o tempo todo repetindo e mentalizando que as coisas não vão dar certo, ou então que não é capaz de executar determinada tarefa, é de se esperar que o pior aconteça. Posso arriscar que o oposto é verdadeiro. Se não concorda, o que dizer dos textos abaixo?

“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.” (Tg 1:6)

“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15:7)

“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...” (Pv 23:7)

Conclusão

Diferentemente dos sistemas de programação mental, visualização criativa ou pensamento positivo, cremos e preconizamos um modelo que privilegia a fé, baseado no princípio de Mc 9:23: “Tudo é possível ao que crê”.

_____________________________
Mensagem proferida em 25/07/2010, na Igreja de Cristo Missionária.

Links consultados:
http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Postagens populares

Seguidores do O Mensageiro

Pesquisar este blog

Translate

Notícias - O Verbo