sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O Nome de Jesus




"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo JESUS, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de JESUS se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que JESUS Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Fp 2:5-11)

O nome de Jesus, não resta nem sombra de dúvida, é um dos nomes mais populares em todo o mundo (Velho e Novo), ao longo dos dois últimos milênios. Paradoxalmente, assim como a dicotomia em torno da leitura da Bíblia, podemos asseverar que o nome 'Jesus' é o mais adorado e, ao mesmo tempo, o mais rejeitado (embora, não necessariamente odiado).

Do ponto de vista da religião, ele é figura presente naquelas consideradas maiores do mundo, dentre as quais: Cristianismo, Islamismo e Judaísmo. Isso, sem falar em um sem-número de grupos menores, que garantem agir e viver de acordo com os ensinamentos do Mestre, ou ainda inspirados em seu exemplo de vida. Ressaltem-se também os mais excêntricos, que acreditam ter Jesus sido um extraterrestre, um anjo, um lunático, um revolucionário, um devasso, um simples homem…

Adeptos ou não, cada vez mais pessoas se voltam para esse nome: artistas, músicos, cientistas, escritores (principalmente), gurus espirituais, profissionais de recursos humanos etc., visando tirar proveito do “efeito Jesus”. Afinal, está mais do que comprovado, tudo o que leva o nome Jesus, desperta interesse, seja dos apaixonados, seja dos curiosos, seja daqueles que buscam desacreditá-lo…

O NOME DE JESUS

É sabido que o nome Jesus, tem origem nos nomes Hebraicos “Yehoshua” (יְהוֹשׁוּעַ) e “Yeshua” (יֵשׁוּעַ), que significam “Javé é Salvação”. No Antigo Testamento, o nome “Yehoshua” foi adaptado (transliterado) para o português como Josué (Exemplos: o filho de Num e sucessor de Moisés; o sumo sacerdote no tempo dos profetas Ageu e Zacarias), sendo que a forma “Yeshua” é uma abreviação para “Yehoshua”. (2)

Além de Josué, as diversas traduções da Bíblia para o português apresentam ainda a forma Jesua, cujas palavras no original são as mesmas “Yehoshua” e “Yeshua”. Os termos hebraicos foram adaptados para o grego como “Iesus”, transliterado para o português como Jesus. Portanto, Jesus, Josué e Jesua têm o mesmo significado, apesar de representarem pessoas distintas no relato da Bíblia.

QUAL JESUS?

Nada obstante a grande popularidade do nome Jesus representar um forte aliado aos cristãos evangélicos na sua missão de divulgar o Evangelho ao mundo, é inevitável que também haja distorções quanto ao seu uso e significado.

O fato narrado no livro de Atos (19:13-17) sobre os filhos de um certo sacerdote judeu chamado Ceva apresenta um exemplo de como usar o nome de Jesus erroneamente. O relato de Lucas diz respeito à passagem de Paulo pela cidade de Éfeso, em sua terceira viagem missionária. Identificados como judeus “exorcistas ambulantes”, os homens tentaram expulsar demônios apenas mencionando o nome de Jesus, sem, no entanto, conhecê-lo.

Grande parte das filosofias orientais defende que, à semelhança dos filhos de Ceva, o simples uso do nome Jesus funciona como um mantra. No blog budista “Palavras de Osho”, encontramos uma amostra desse ponto de vista: “Se o nome de Jesus o toca, sente-se em silêncio e permita que o nome o toque. De vez em quando, diga silenciosamente 'Jesus' e espere. Isto se tornará um mantra. É como nasce um verdadeiro mantra.” (O nome de Jesus)(3).

Os adeptos do movimento Nova Era (ou New Age), esperam a vinda do novo Jesus, a quem chamam de Lord Maitreya, que bem sabemos ser o anti-Cristo.

Para os muçulmanos, Jesus foi um profeta, precursor daquele que viria a ser seu Grande Profeta Maomé.

As Testemunhas de Jeová defendem, por sua vez, que Jesus fora uma espécie de quase-Deus, ou um “deusinho”. Apegam-se ao texto de Cl 1:15, que faz referência a Jesus como “o primogênito de toda a criação”, postulando que Jesus foi o primeiro ser criado por Jeová.

CONCLUSÃO

O nome de Jesus, tal como proclamado por Paulo no texto-chave desta mensagem, é nome sublime do Senhor e Salvador do homem. Pode ser usado quando surgem as lutas, tristezas e dificuldades da vida; pode ser invocado por quem está sendo acometido de enfermidades, tribulações e perseguições. Entretanto, não se trata de um amuleto, de um mantra, de uma palavra mágica que abre todas as portas. Mas, é, sim, o segredo do sucesso para todo aquele que crê nesse nome como o do Filho do Deus Vivo!

Lembrando aquela conhecida canção do cantor J. Neto: “O nome é Jesus, o nome é Jesus”.
_________________
Referências:
(1) Imagem disponível em: http://metanoia.spaceblog.com.br/105132/ONDE-ENCONTRAR-AMOS-JESUS/
(2) http://www.servosdejave.org.br/qual_o_verdadeiro_nome_de_jesus.htm
(3) http://www.palavrasdeosho.com/2009/08/o-nome-de-jesus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Postagens populares

Seguidores do O Mensageiro

Pesquisar este blog

Translate

Notícias - O Verbo