domingo, 28 de maio de 2017

Servindo a Deus na crise


“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.” (Fp 4:12-13)

Defina crise.

Alguns podem dizer que crise é viver com menos do que se precisa; outros, que ela ocorre quando nada parece dar certo. Há aqueles que a definem como a eclosão generalizada de provações e/ou privações; pode ser ainda a ocorrência de desentendimentos do ponto de vista relacional (familiar, sentimental, entre amigos etc.). É provável que você também já tenha ouvido falar naquela do tipo existencial: Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Por que estou neste mundo? Sem falar nas famigeradas crises econômicas, aquelas que dizem respeito ao cenário político-conjuntural. A mais recente, a propósito, vai muito além de um debate ou conflito partidário, mas diz respeito ao descrédito até mesmo das instituições, sejam elas públicas ou não.

Crise? Que crise?

Existe uma corrente por aí que defende a tese de que a melhor forma de lidar com um problema é fazer de conta que ele não existe, ou seja, ignorá-lo. Assim, acredita-se que ele se resolverá sozinho.

Fazem parte desse grupo ainda aqueles que acreditam que o problema não tem a ver consigo, que “os outros” é que devem se preocupar com ele.

Infelizmente, ignorar o problema não fará com que ele desapareça, tampouco que seja solucionado instantaneamente.

Portanto, tomando o exemplo do salmista, reconhecer o problema é um bom começo para superá-lo:

“Pois incontáveis problemas me cercam, as minhas culpas me alcançaram e já não consigo ver. Mais numerosos são que os cabelos da minha cabeça, e o meu coração perdeu o ânimo.” (Sl 40:12)

Transformando a crise em oportunidade

O meio empresarial está cheio de cases de sucesso envolvendo a superação. São exemplos inspiradores sobre como tirar vantagem da crise, afinal, “enquanto alguns choram, outros vendem lenços”.

O clichê não significa apenas que alguém pode estar tirando proveito do sofrimento alheio, mas, sobretudo, que é possível prosperar apesar das dificuldades. E você, vai chorar ou vender lenços?

Erroneamente, alguns cristãos acreditam que a fé em Deus é a garantia para uma vida “sem sofrimentos”. Há até mesmo campanha intitulada “Pare de sofrer”. Para essa ala, quando um crente passa por situações difíceis é porque tem algo de errado. Mas veja que a perspectiva bíblica é bem diferente disso:

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (Jo 16:33 NVI)

Confiar é melhor que questionar

Diante dos revezes comuns na vida da maioria das pessoas em geral, e dos cristãos em particular, é frequente levantar-se questionamentos. Se sou fiel a Deus por que passar por essa situação? O que eu fiz para merecer isso?

Se isso também ocorre com você, não é o primeiro. Nos tempos bíblicos, muito antes do que conhecemos como “período da graça”, um levita salmista também usou desse expediente quando compara suas “derrotas” com as “vitórias” dos homens perversos (ímpios). Ele chega a dizer que teve inveja dos arrogantes, quando viu a prosperidade deles; que eles não ficam doentes, não passam por sofrimentos. O levita é Asafe, um dos autores dos salmos (ele compôs pelo menos 12) e o salmo é o 73.

Por fim, Asafe reconhece que o melhor caminho é confiar no Deus Eterno:

A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre. Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos. (Sl 73:25,26,28 NVI)

Conclusão

Não importa a tempestade que você está passando. Talvez seja até mesmo um deserto. O primeiro passo para sair dele é o reconhecimento, não ignorá-lo. Em seguida, faça da crise uma oportunidade, de crescimento, de amadurecimento. Por fim, fuja da tentação de fazer questionamentos (para si mesmo ou para Deus). Ao contrário, confie nele de todo o seu coração, crendo que o melhor ainda está por vir.

Deus abençoe!
______________________________

·         Mensagem pregada na Igreja de Cristo Missionária – ICM, em 16/10/2016.
Powered By Blogger

Postagens populares

Seguidores do O Mensageiro

Pesquisar este blog

Translate

Notícias - O Verbo