sábado, 5 de março de 2016

O poder do sorriso

"O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate." (Pv 15:13)
Sorrir é muito mais do que demonstrar alegria. Quando sorrimos, abrimos nossa alma para outro. O sorriso tem a capacidade de amenizar a dor, de fazer com que os outros se sintam melhores, mesmo que aquele que sorri não esteja tão bem.
Você já parou para pensar quanto vale um sorriso? Você costuma sorrir quando está com o coração aflito? Você se sente melhor quando os outros o recebem com um sorriso?
Sorria!
Você deve concordar que nem todo sorriso é sincero. Muitas vezes, costumamos dizer que determinada pessoa mostrou os dentes com a intenção de morder. E a própria Bíblia declara que “até no riso tem dor o coração, e o fim da alegria é a tristeza” (Pv 14:13), e ainda: “Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração” (Ec 7:3). Mas, é pouco provável que, a despeito do que declaram os provérbios anteriores, você prefira o choro ao riso.
Os especialistas dizem que, quando sorrimos, acionamos 14 músculos, e que o sorriso verdadeiro necessita de mais músculos do que o sorriso falso ou de constrangimento. Ora, não seria por uma boa causa que o corpo trabalharia tanto, não acha? Então, sorria!
Até mesmo os especialistas do marketing concordam que receber o cliente com um sorriso no rosto faz toda a diferença. Ou, o que você acha de ser recebido por uma pessoa carrancuda?
A terapia do riso
Além de, comprovadamente, o sorriso fazer bem para a própria pessoa, é possível usá-lo para impactar positivamente os outros. Isso porque o sorriso também pode alegrar o coração de quem não parece ter muitos motivos para sorrir, como enfermos, por exemplo.
Nesse sentido, existe uma terapêutica conhecida com o sugestivo nome de “terapia do riso” ou “risoterapia”. Essa técnica ­– que, embora milenar no Oriente, só foi disseminada no mundo ocidental a partir da década de 1960 – consiste na utilização do bom humor como aliado na recuperação de várias enfermidades. No Brasil, a ONG Doutores da Alegria, criada em 1991, e inspirada na organização americana Clown Care Unit (algo como “Unidade de Tratamento com Palhaço”), já alcançou cerca de 550 mil crianças e adolescentes internados, 600 mil famílias e mais de 13 mil integrantes do campo da saúde. Levando alegria a pacientes de doenças graves, muitas delas consideradas incuráveis, esse grupo já foi incluído por duas vezes pela ONU como uma das principais instituições voltadas a solidariedade do mundo.
Você deve estar se perguntando se essa tal de risoterapia é mais um método alternativo duvidoso vindo dos países orientais. Na realidade, a técnica usada pela Clown Care Unit e Doutores da Alegria tem fundamentação científica. O riso propicia a liberação de substâncias conhecidas como endorfinas, comprovadamente associadas ao bem-estar, que atuam como analgésico, trazendo alívio de tensões e tranquilidade orgânica, psíquica e emocional.
Rir é o melhor remédio
Assim, o riso não só faz bem para a alma, mas também traz benefícios para o próprio corpo. Prova disso são os relatos de pacientes de doenças graves, com casos considerados irreversíveis, que foram curadas, após passarem por sessões de risoterapia.
Por esse motivo, não são poucos os que recorrem ao bom humor para passar seu recado. Os admiradores de pastores como Cláudio Duarte e Silmar Coelho sabem bem disso. Pela mesma razão, é cada vez maior e cativo o público que costuma ir ao teatro ou cinema atraído por produções cômicas e hilariantes. E o que dizer dos vídeos engraçados e pegadinhas, que nos acostumamos a assistir na televisão?
Portanto, parafraseando o texto bíblico (Gl 6:10), enquanto tivermos oportunidade, façamos nós mesmos o nosso dia mais alegre e divertido, sorrindo mais frequentemente, mesmo em circunstâncias não tão favoráveis. Sorria, mesmo quando todos ao seu redor estejam dizendo o contrário. Sorria, mesmo que os problemas pareçam maiores que sua capacidade de suportar. Sorria, não por causa das adversidades, mas apesar delas.
Conclusão
Sorria sempre, mesmo que a situação ou o momento que esteja passando não seja favorável; pois o sorriso não significa apenas satisfação, mas pode representar também um grito da alma dizendo: “Eu ainda estou vivo!”.
“Mas, quanto a você, ele (Deus) encherá de riso a sua boca e de brados de alegria os seus lábios.” (Jó 8:21)
“Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: ‘O Senhor fez coisas grandiosas por este povo’”. (Sl 126:2)
_____________________________________
* Mensagem pregada na Igreja de Cristo Missionária - ICM, em 15/03/2015. 
Fontes:
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vya_estela60.htm, acesso em 15/03/2015.
Powered By Blogger

Postagens populares

Seguidores do O Mensageiro

Pesquisar este blog

Translate

Notícias - O Verbo