"Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona." [Pv 20:5 - NVI]
Propósitos são alvos que estabelecemos ou que nos são propostos. Quando falamos sobre os propósitos de determinada ação ou tarefa, de determinada profissão ou função, estamos falando acerca dos motivos finais, da razão pela qual se está trabalhando. Assim, agir com propósito torna-se diametralmente oposto a fazer as coisas “sem querer”, “à toa”, ou ainda de “qualquer jeito”. Na medida em que pautamos nossas atitudes por propósitos bem firmados, estaremos norteando (literalmente, “dando um Norte”, fazendo referência a seguir “para cima”) nosso caminho.
É muito provável que você já tenha ouvido falar no pastor norte-americano Rick Warren. Ele é pastor da Igreja de Saddleback, na Califórnia, e autor dos livros “Uma Igreja com Propósitos” e “Uma Vida com Propósitos”, best-sellers tanto nos EUA quanto no Brasil, com mais de 40 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. O livro “Uma Vida com Propósitos” apresenta uma jornada de 40 dias, com cerca de 1.200 citações bíblicas, de 15 traduções diferentes da Bíblia (a maioria sem versão para o português), para mostrar que não fomos criados por acaso, que Deus criou a cada um de nós com um propósito bem firmado. No capítulo 2 – Você não é um acidente, o autor faz referência a uma citação de Albert Einstein que diz: “Deus não joga dados”, defendendo que antes de sermos formados, Deus já havia planejado como seríamos.
Apesar de controvertido, sobretudo quanto ao uso de algumas citações bíblicas extraídas de versões alternativas (como é o caso da The Message), o livro não deixa de ser uma boa leitura para aquele que deseja saber mais sobre o propósito para o qual foi criado.
VAMOS VER NO QUE VAI DAR…
É comum esbarrarmos com pessoas que dizem assim: “Vamos ver no que vai dar…”, ou ainda: “Vamos ver se vai dar certo…”, ou pior: “Vamos deixar como está para ver como fica”. Percebe-se que pessoas que pensam assim jogam no time dos “sem propósitos”. Nesse caso, sem propósitos tem o mesmo significado de “sem sentido”.
Quando somos desafiados a realizar algo, precisamos partir do princípio de que é fundamental ter um propósito estabelecido. Não é razoável que já saiamos como um navegador que entra em uma jangada e, sem leme e bússola, parte sem saber ao certo o que encontrará, sendo levado pela onda e pelo vento.
Muitos se aventuram em realizar determinada tarefa, com o pensamento de que o alvo é inalcançável. Quantos você conhece que vão prestar vestibular ou mesmo outra prova de conhecimentos que já saem com o pensamento do “vamos ver…”? É preciso acreditar! Essa mentalidade já coloca a pessoa no grupo dos derrotados, por antecipação.
QUEM NÃO SABE AONDE QUER CHEGAR…
Alguém disse que “quem não sabe aonde quer chegar não chega a lugar nenhum”. Apesar de concordar, prefiro a outra versão: “quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve”. Voltando à metáfora do navegador, ou melhor, do jangadeiro, é extremamente importante definir claramente aonde pretendemos chegar, o que pretendemos alcançar, o prêmio ou recompensa que queremos garantir. Se não for assim, teremos de nos contentar com qualquer coisa.
Você já parou para pensar na quantidade dos jovens que disputam uma vaga na universidade pela primeira vez, às vezes até mesmo os que já estão lá dentro, que não sabem ao certo o que querem? Quantos desses sairão péssimos profissionais? Isso sem falar naqueles que desistirão no meio do caminho.
CUIDADO COM O JACARÉ
Em artigo publicado na Revista Você S.A., edição 97, o professor e consultor Luiz Carlos de Queiroz Cabrera, apresenta a metáfora do jacaré: Como profissionais, fomos contratados para realizar a complicada tarefa de drenar o pântano. Com toda dedicação, você começa o seu trabalho de drenagem, até perceber que no pântano existem jacarés. Em determinado momento, um jacaré morde sua perna. Então você pára o que está fazendo pra matar o jacaré. Ao longo do dia, vai chegando à conclusão de que existem mais jacarés do que você imaginava. E, ao final do dia, olha pra trás e percebe uma grande quantidade de jacarés mortos. E quanto ao pântano? Bem, você percebe também que, apesar de ter matado tanto jacaré, o pântano continua do mesmo jeito: precisando de drenagem. O jacaré da estória é o nosso dia-a-dia, são as chamadas picuinhas que aparecem ao longo do dia para nos tirar o foco.
Veja que matar o jacaré não é o problema. A questão é que o nosso propósito não é matar jacarés, e sim drenar o pântano. Ocorre que passamos tanto tempo matando jacarés, que esquecemos do nosso objetivo principal.
CONCLUSÃO
Viver uma vida com propósitos é estabelecer uma meta a cada dia. É ter em mente sempre o propósito final de tudo o que nos propomos a realizar. Vejamos alguns princípios que nos ajudarão a viver com propósitos:
1) Antes que realizar qualquer atividade, identifique o objetivo final daquela tarefa. O profeta Isaías diz: “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti” (Is 26:3);
2) Considere o fator tempo. A Bíblia diz que “há tempo para todo propósito debaixo do sol” (Ec 3:1);
3) Avalie os riscos. Isso também pode significar “não dê um passo maior que sua perna”. O livro de Provérbios trás um exemplo prático dessa verdade: “Não estejas entre os que se comprometem e ficam por fiadores de dívidas, pois, se não tens com que pagar, por que arriscas perder a cama de debaixo de ti?” (Pv 22:26-27);
4) Não permita que os jacarés façam você se desviar do seu propósito maior. Em um momento crucial de sua vida, Jó declara: “Os meus dias passaram, e se malograram os meus propósitos, as aspirações do meu coração.” (Jó 17:11);
5) Considere os propósitos de Deus. No livro de Provérbios encontramos: “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor prevalecerá” (Pv 19:21);
6) Tire proveito de toda e qualquer situação. Porque “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que ama a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8:28).
____________________________________
* Esta mensagem foi pregada na Igreja de Cristo Missionária - ICM, no culto de celebração do dia 10/07/2011, e na Igreja do Evangelho Quadrangular - Cohab - Icoaraci, em 05/05/2012, durante o culto do grupo missionário de adolescentes daquela congregação.
Referências: