A Igreja que queremos
Mt 16:13-18
Introdução
A palavra Igreja vem do grego ekklesia, que são duas preposições ek (para fora) e klesia (chamados, convocados), portanto ekklesia significa indivíduos convocados para fora do mundo. No mundo grego era usado para convocar as pessoas para fora de suas casas e se reunirem em uma assembléia, para ouvir o arauto do rei. E ekklesia vem hoje com seguinte significado.
• Uma assembléia de cristãos reunidos para o culto
• Uma companhia de cristãos
• A totalidade de cristãos espalhados pelo mundo; de modo abrangente, todos quantos adoram a Deus e servem a Jesus Cristo.
§ A primeira referência bíblica sobre a igreja aparece em Mateus 16:18. No Novo Testamento ela é chamada de "povo de Deus".
§ O nascimento da Igreja dá-se a partir do Pentecoste em Atos 2.
§ A Igreja é conhecida como:
- Corpo de Cristo - Ef. 1:22-23
- Templo do Espírito Santo - Ef. 2:21-22
- Plenitude de Cristo - Ef. 1:23
- Noiva do Cordeiro - 2 Cor. 11:2; Ap. 19:7
I. O que a Igreja não é:
A Igreja não nasceu a partir da escolha ou do desejo dos apóstolos em continuar a obra de Cristo. Não nasceu da mente dos apóstolos de Cristo.
O fato isolado de crermos no mesmo Deus e acreditarmos nas mesmas doutrinas não nos faz ser a Igreja de Cristo.
Alguns fazem da Igreja um clube social: pagam a mensalidade (dízimos); contribuem (ofertas) e freqüentam a Igreja nos finais de semana.
II. O que é a Igreja:
1. A Igreja é um grupo de pessoas especiais.
As pessoas que receberam a mesma revelação que Pedro e os discípulos: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. (Mateus 16:16)
2. A Igreja é a reunião daqueles que, a exemplo de Pedro, receberam, do Pai, a revelação de que Jesus Cristo é Deus vindo para salvar-nos, que deve ser adorado, adoração, esta, que começa com a entrega da vida.
3. A Igreja é a reunião dos adoradores de Jesus.
Neste sentido a missão da Igreja é agradar o seu Senhor; é a Igreja como noiva.
4. Igreja é também a reunião das pessoas que estão sendo transformadas pelo Espírito Santo à imagem e semelhança de Cristo.
Proposição: A Igreja é o povo de Deus, chamado para ser bênção e para abençoar.
III. Que tipo de igreja nós queremos?
1. Queremos uma Igreja pura.
“…para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Ef 5:25-27 RA)
a) Uma Igreja que repudia o pecado. Uma Igreja que não pactua com o erro, com a mentira, com a exploração do trabalho dos pobres ou com negócios financeiros que beneficia apenas a classe privilegiada.
b) Uma Igreja obediente, que guarda os mandamentos do Senhor e faz a sua vontade.
O SENHOR te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos. (Deuteronômio 28:9 RA)
c) Uma Igreja que se guarda do pecado, que se purifica a si mesma como Noiva virgem e pura para o seu Esposo.
2. Queremos uma Igreja avivada.
“…aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia. (Hc 3:2 RA)
a) Uma Igreja avivada é uma Igreja cheia do Espírito Santo. (Ef 5:18 RA)
b) Uma Igreja avivada é uma Igreja que possui uma linguagem que glorifica a Deus e abençoa os irmãos.
Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, (Efésios 5:19 RA).
c) Uma Igreja avivada é uma Igreja que dá graças a Deus por todas as coisas.
Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, (Efésios 5:20 RA)
3. Queremos uma Igreja que busca as pessoas.(Lucas 15:3-6 RA)
Não queremos ser pastores mercenários ou Igreja mercenária que só> está interessada na carne e na pele da ovelha e não em curar suas feridas.
O meu povo tem sido ovelhas perdidas; seus pastores as fizeram errar e as deixaram desviar para os montes; do monte passaram ao outeiro, esqueceram-se do seu redil. (Jeremias 50:6 RA)
a) Uma Igreja que vai em busca das pessoas assim como Jesus ia em busca dos pecadores.
Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento. (Lucas 5:32 RA)
b) Uma Igreja que tem paixão pelas pessoas perdidas, presas nas cadeias do pecado e empenhe-se por libertá-las.
O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados (Isaías 61:1 RA).
c) Uma Igreja que cumpre a grande comissão.
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. (Mateus 28:19-20 RA)
4. Queremos uma Igreja abençoada e que abençoa as pessoas. (Gênesis 12:2-3 RA)
a) Não queremos ser uma Igreja que pede, mas uma Igreja que dá.
O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. (Deuteronômio 28:12 RA)
b) Não queremos ser uma Igreja pobre, mas uma Igreja rica da Graça e da Glória de Deus.
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo (...) no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, (Efésios 1:3,7-8 RA)
c) Não queremos ser uma Igreja pequena, raquítica, mas uma Igreja forte e poderosa.
O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. (Deuteronômio 28:13 RA)
d) Não queremos ser uma Igreja mesquinha, escassa, ordinária, medíocre, mas uma Igreja que dá em abundância e gratuitamente.
Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai. (Mateus 10:8 RA)
Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! (Atos 3:6 RA)
Conclusão
Esta é a Igreja que queremos! Uma Igreja social e politicamente relevante, serva de Cristo, amiga dos pecadores, não preconceituosa, sal da terra e luz do mundo, luz dos povos!
Uma Igreja que não preserva a tradição de homens, mas a Palavra de Deus! Que não se orienta pelo “modismo evangélico”, mas pelos princípios eternos e imutáveis do Senhor!
Uma Igreja que, caso deixe de existir, faça falta à comunidade onde ela está inserida!
*Mensagem proferida na Igreja de Cristo Missionária, na Escola Bíblica Dominical, 10/06/2007.
Texto adaptado
Publicado em: 24/2/2006
Por: Iranildo Tomé
Presbiteriana do Brasil - Redenção – PA